Quantcast
Channel: Novidades do Mega Curioso

Gudrid: a história da 1ª mulher viking a navegar para as Américas

$
0
0

Apelidada de "a maior exploradora feminina de todos os tempos" e a "mulher mais viajada da Idade Média", Gudrid, a Viajante, deixou seu nome na história. Nascida aproximadamente em 985, no oeste da Islândia, ela teria realizado oito viagens marítimas pelo Atlântico até a sua morte em 1050, numa época em que era muito difícil e perigoso velejar pelo mundo.

O pouco que sabemos sobre a sua vida vem das obras A saga de Érico, o Vermelho e A saga dos groenlandeses, que descrevem a exploração viking e a tentativa de colonização da América do Norte.

Leia mais...


6 unidades de medida curiosas das quais você nunca ouviu falar

$
0
0

O sistema métrico é utilizado em 200 países, com os únicos três fora da lista sendo Mianmar, Libéria e Estados Unidos. Mas para além dos metros, onças, milhas e libras, você já ouviu falar dos "batmans"? E dos "megadeaths"?

Apesar de existir um padrão internacional, uma série de unidades de medida com nomes inusitados ainda segue por aí. Confira a lista a seguir.

Leia mais...

'Múmia que grita': pesquisadores dizem ter solucionado o mistério

$
0
0

Durante muitos anos, os egiptólogos ficaram intrigados com a existência de restos mortais particularmente bizarros encontrados no Antigo Egito. A "múmia que grita", como foi apelidada, é o exemplar do corpo de um homem que, em vez de ter sido embalsamado com uma expressão calma como outros cadáveres, foi enterrado com a boca aberta e a cabeça jogada para trás em uma expressão de sofrimento.

Até então, pouco se sabia sobre a história desse cadáver agoniante. Porém, com a ajuda de crônicas antigas e de provas genéticas do século XXI, cientistas e historiadores juntaram as peças desse mistério e acreditam ter encontrado uma solução para o caso. 

Leia mais...

Operação Big Bang: o dia em que os ingleses tentaram afundar uma ilha

$
0
0

Heligolândia, uma pequena ilha do Mar do Norte na Europa, a 46 quilômetros da costa da Alemanha e 70 quilômetros da costa da Inglaterra, protagonizou um dos eventos literalmente mais explosivos do planeta. No dia 18 de abril de 1947, a Marinha Real Britânica detonou no local o equivalente a 3,2 quilotons do explosivo TNT, até então a maior explosão artificial não nuclear da história mundial.

Com menos de dois quilômetros quadrados (pouco mais que o Parque do Ibirapuera, em São Paulo), a ilha é considerada a única ilha offshore da Alemanha, pois não é visível da costa. Existem, atualmente, 1,2 mil habitantes no local, que vivem do turismo e de turístico e uma indústria de turbinas eólicas instalada.  

Leia mais...

5 descobertas da Era Glacial feitas no permafrost de Yukon

$
0
0

No território canadense de Yukon, no noroeste do Canadá, imponentes florestas de pinheiros e abetos cobrem colinas onduladas e o rio Yukon e seus sinuosos afluentes cortam vales na paisagem. Ainda mais ao norte, porém, fica a tundra alpina sem árvores, onde as temperaturas frias mantêm o solo permanentemente congelado — o famoso "permafrost".

Na maior parte, apenas musgo, líquen e arbustos de raízes superficiais podem crescer na tundra. Contudo, a região também guarda segredos congelados da última Era do Gelo, que começou há cerca de 100 mil anos. Veja só uma lista com cinco descobertas fascinantes que retratam o passado de Yukon!

Leia mais...

Novo estudo indica que toda placenta humana contém microplásticos

$
0
0

Os microplásticos podem ser encontrados praticamente em todos os lugares do mundo, desde os oceanos até os alimentos e até mesmo em nossos corpos, pelo menos é o que indica um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade do Novo México (EUA). De acordo com os pesquisadores, amostras de microplásticos foram encontradas em todas as placentas humanas testadas no estudo.

Embora esses pequenos pedaços de plástico tenham sido descobertos em placentas pela primeira vez em 2020, o presente estudo teve como objetivo medir a quantidade e os tipos de plástico que poderiam ser encontrados. Para fazer isso, os investigadores coletaram 62 amostras de placentas doadas e quebraram a gordura e as proteínas nelas presentes em um processo chamado saponificação.

Leia mais...

Peixe nativo da Amazônia é encontrado em lago na Irlanda

$
0
0

Um dia típico de pescaria acabou se resumindo a um evento estranho: Steve Clinch, de 68 anos, é empresário e vive na Irlanda. Certo de que encontraria um peixe de água doce no Lago Garadice, que fica a 140 quilômetros da capital, Dublin, esse experiente pescador não fazia ideia do que aconteceria.

Steve encontrou um peixe que nunca tinha visto antes. O animal já estava sem vida, nas margens do lago. E até aquele momento, ninguém poderia imaginar, mas se tratava de uma espécie nativa da Amazônia: o pacu.

Leia mais...

Nanocristais de ouro podem ajudar com doença Parkinson e esclerose múltipla

$
0
0

Os ensaios clínicos de segunda fase utilizando nanocristais de ouro administrados por via oral para tratar a esclerose múltipla e a doença de Parkinson produziram resultados promissores, indicou um novo estudo feito por pesquisadores do Instituto do Cérebro Peter O'Donnell Jr. Segundo o relatório, o tratamento restaurou metabólitos ligados à atividade energética crucial no cérebro que estão esgotados nestas condições neurodegenerativas.

O cérebro depende de um fornecimento contínuo de energia na forma de trifosfato de adenosina (ATP) para alimentar suas funções de repouso e de estado ativo. Ao corrigir esse desequilíbrio energético, isso poderia ajudar a retardar o declínio neurológico e talvez até desencadear uma recuperação parcial para estes pacientes.

Leia mais...


Ovo de 1.700 anos ainda possui líquido em seu interior, aponta análise

$
0
0

A descoberta de objetos em excelente estado de preservação é motivo de alegria para arqueólogos e entusiastas. Mas quando o objeto descoberto em questão ainda apresenta algum conteúdo improvavelmente preservado em seu interior, uma série de questões e hipóteses começam a ser formuladas.

(Fonte: Oxford Archaeology/Reprodução)(Fonte: Oxford Archaeology/Reprodução)

Leia mais...

Edifício feito em 'impressora 3D' mais alto do mundo levará 900 horas para ser construído

$
0
0

O edifício impresso em 3D mais alto do mundo está sendo preparado para ser erguido em uma remota vila na Suíça. A Torre Branca, também conhecida como Torre Alva, está sendo criada em colaboração de pesquisadores da ETH Zurique com a instituição cultural Nova Fundaziun Origen e atualmente está sendo impressa em seções antes de ser transportada e montada no local de construção na remota vila de Mulegns, nos Alpes Suíços.

O projeto será formado por mais de 100 colunas, com um espaço para apresentações no topo. A torre apresentará um intrincado estilo de influência barroca e atingirá uma altura de 30 metros. As colunas apoiarão cinco andares e formação sua fachada semiaberta — com uma membrana removível sendo instalada para proteger o interior da obra quando necessário.

Leia mais...





Latest Images